sábado, 10 de agosto de 2013

Um Orientador Educacional Jamais deve cair nas Garras da Prepotência Profissional

Caros orientadores educacionais fiz uma leitura deste artigo e penso que tem muito a ver com o nosso papel. Passo aqui para deixar o texto de reflexão e lembrá-los que não podemos esquecer jamais dos nossos sentidos.







Não caia nas garras da prepotência profissional
Por Julio Cesar Santos
09 de maio de 2013, 13:46
            Não importa o cargo, o status e tampouco o tempo de experiência, todos nós sempre precisamos aprender e nos reciclar. E ainda temos muito a vivenciar, é claro!
            Conheço muitas pessoas que vinculam arrogância ao dinheiro e ao poder. E, de forma idêntica, essas mesmas pessoas também atrelam humildade à pobreza e à submissão.
            Essa incorreta concepção de humildade começa do lado de fora do nosso trabalho, pois muitas pessoas acreditam que humildes são as pessoas que aparentam simplicidade nas suas palavras ou nos seus hábitos.
            Ou são aqueles com baixa instrução escolar ou poucos recursos financeiros e patrimoniais. Quando veem alguém rico ou poderoso guiando um veículo modesto, rotulam essa pessoa de “modesta e simples”.
            Talvez nós não saibamos o profissional que somos, pois simplesmente desconhecemos as diferenças entre um e outro. Por exemplo: onde normalmente encontramos um dono de restaurante? Na cozinha? Nas mesas, em contato com os clientes?
            Não. Infelizmente encontramos muitos deles nos caixas do próprio restaurante. E o mesmo acontece com muitos gerentes de hotéis, pois não os encontramos na recepção, no restaurante ou saguão do hotel. Eles estão enclausurados em seus escritórios com as portas fechadas.
            Essas pessoas consideram o ato de servir como sendo algo de pouca importância nas suas profissões.
            Dar uma mão na cozinha, limpar a mesa quando o restaurante está cheio, carregar as malas dos hóspedes ou atendê-los na recepção é para muitos profissionais um trabalho serviçal e indigno.
            No entanto, servir é o ato mais nobre e sublime praticado por um profissional – seja ele um diretor ou um estagiário – pois servir aos outros não deprecia ninguém. Ao contrário, ser útil às pessoas só edifica o caráter.
            Servir não significa rebaixar-se, mas exaltar o espírito de satisfazer.
            Servir não é um ato de se diferenciar, mas sim um ato de se igualar. Servir é dar exemplos para sua equipe e para seus clientes. Ser humilde é entender que não sabe tudo e não controla tudo, pois não se atinge objetivos sozinhos.
            O profissional humilde pensa como Airton Senna – “Quando venço não sou eu apenas quem vence, pois de certa forma termino o trabalho de um grupo de pessoas”.
            Agora, caro leitor, pense sobre um copo de vidro cuja metade está servida de água e a outra metade está vazia.
            O copo significa este profissional, a água constitui a humildade e o espaço vazio significa a arrogância.
            Se enchermos o copo até a boca teremos um profissional muito humilde, mas se esvaziarmos o copo teremos um profissional extremamente arrogante.
            A metáfora acima nos leva acreditar que um copo pela metade represente o equilíbrio entre a humildade e arrogância de um profissional. Porém, o equilíbrio não está na dosagem da água, mas sim no líquido com o qual esse profissional colocará no copo.
            Experimente encher um copo com limonada. São 90% de água pura, mas a diferença está no teor levemente amargo do limão.
            Este gosto amargo representa os momentos que o profissional deve ser rígido, duro e direto nas palavras e ações.
            A humildade não é um ato de fraqueza, mas uma postura que requer fortaleza de espírito. Por isso, às vezes, ele pode ser mal compreendido.
            Mas, tome cuidado para não se tornar um “profissional modesto”, pois como disse um filósofo alemão do século IXX – “O que é a modéstia senão a humildade hipócrita, pala qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm?”. [Webinsider]
Leia também:
- See more at: http://webinsider.com.br/2013/05/09/nao-caia-nas-garras-da-prepotencia-profissional/?goback=%252Egde_2063401_member_241531238#sthash.1AQUAXoJ.dpuf


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Saber +Testes 
 Baseado no teste descubra seu talento procurou-se adaptar-se a um teste para reflexão do Orientador Educacional

1. Nos eventos da escola você cumprimenta todos os presentes e se sente à vontade o tempo todo.
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
2. Quando o ambiente escolar está em desarmonia, você procura ajudar para encontrar soluções para os problemas
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
3. Quando um colega de trabalho tem um problema, você é uma das primeiras pessoas a que percebe e que ele confia para desabafar
 Sempre
 Às vezes
 Nunca 
4. Você consegue enfrentar uma reunião de pais  com bom humor mesmo após um dia de aula  longo e cansativo
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
5. No seu dia-a-dia na escola você se preocupa com a apredizagem e avaliação dos alunos
Sempre
 Às vezes
 Nunca
6. Você segue fielmente as normas e os procedimentos definidos pela equipe diretiva da escola
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
7. Quando coordena reuniões de trabalho pedagógico, assembléias de pais e alunos, você registra as decisões tomadas. Posteriormente, envia cópias a todos os participantes
 Sempre
 Às vezes
 Nunca 
8. Você é reconhecido pelos colegas da escola  como alguém que tem e persegue objetivos muito claros é responsável, comprometido, assíduo e pontual.
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
9. Quando um dos professores alunos ou pais  não apresenta o desempenho esperado,  ou não cumpra o combinado,você se irrita e diz a ele o que pensa, sem medir palavras
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
10. Ao ser abordado por um colega que critica suas ações de orientador educacional, você se mantém calmo e ouve atentamente o que ele tem a dizer
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
11. Quando o seu gestor escolar, ou outro segmento da escola faz avaliação de seu desempenho, você consegue ouvir as críticas e fazer imediatamente uma análise que fundamente ações imediatas de melhoria
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
12. Na sua rotina de trabalho você se sente tranqüilo para discordar de quem quer que seja e tomar as próprias decisões pelo bem comum da maioria
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
13. Quando se envolve com um novo projeto, você o expõe a algumas pessoas-chave da organização, com o intuito de conquistar aliados 
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
14. Quando surgem situações de conflito de interesses no  ambiente escolar, você é lembrado como alguém que pode ajudar a ajustar as coisas
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
15. Na sua atividade de orientador educacional, quando batalha por um ideal e encontra algum revés, você não desiste e busca outro caminho para concretizar seu objetivo
 Sempre
 Às vezes
 Nunca 
16. Antes de apresentar uma proposta de trabalho, você estuda quem são as pessoas com poder de decisão e formata o projeto de modo a lhes agradar
 Sempre
 Às vezes
 Nunca 
17. Quando surge um projeto de mudança no ambiente escolar , você logo se apresenta como um candidato a coordenar o projeto
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
18. Quando se reúne com subordinados que ambicionam o seu lugar, você deixa bem claros quais os limites do cargo deles
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
19. Você não se sentiria constrangido em disputar uma vaga com seu amigo mais próximo
 Sempre
 Às vezes
 Nunca
20. Você consegue expressar seus pontos de vista e lutar por seus interesses diante de qualquer pessoa
 Sempre
 Às vezes
 Nunca


Ninguém consegue ser SEMPRE, ser ÀS VEZES É NORMAL DO SER HUMANO, porém se a maioria de suas respostas for NUNCA, é preciso ter cuidado com a postura de orientador educacional. 
Um Orientador Educacional deve estar sempre atento aos seus atos e atitudes. Como diz Ruben Alves
... Muitas virtudes do espírito nascem da incompetência do corpo.
Há uma disciplina de silêncio não total, mas de uma fala mínima. Só falar quando a fala fosse melhorar o silêncio. 
Inspiração é quando a gente não sabe de onde a ideia vem.

http://veja.abril.com.br/testes/descubra-seu-talento.shtml