A Pesquisa na Internet

Aluna: Indiara Peroni Paganella
Disciplina: Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Professora: Nilva Michelon
Curso: Pós Graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar

Pesquisa Utilizando a Internet

            Clicando em várias opções na página google.com.br, conseguimos verificar muitas contribuições para enriquecerem a pesquisa realizada sobre Relações Interpessoais.
            Ao clicar na 1ª opção da página 1, encontramos um curso que será realizado em Brasília nos dias 15 e 16/08/13 pelo IDEMP. Este curso de Desenvolvimento da Competência Interpessoal, tem um custo de R$ 1706,00 por participante, algo que me chamou atenção.
            Na página 2 na quarta opção surge a pergunta: O que são Relações Interpessoais? Logo abaixo a melhor resposta, escolhida por votação e que explicava que as relações interpessoais são todos os contatos entre as pessoas. Muitas variáveis encontramos, neste âmbito: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época. Ocorrem em todos os meios: familiar, educacional, social, institucional, e profissional.
            Na página 10, na 1ª opção, repetiu a 1ª opção da página 1.
            Na pesquisa realizada em IMAGENS, muitas imagens interessantes aparecem sobre o tema abordado. São imagens bem elaboradas, bem pensadas e bonitas. Algumas apenas imagens e outras acrescidas de textos.
            Com relação aos vídeos vasculhados, percebemos que muitos tinham algo a ver com o tema: Relações Interpessoais no Trabalho – You Tube, vídeo aula – Relações Interpessoais no Trabalho, Pro Funcionário – Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica, Relações Interpessoais na Comunidade Escolar – You Tube. Essa técnica é importante para ser utilizada na sala de aula ou em reuniões na escola. São muitos vídeos relacionados aos mais diversos assuntos e direcionados para infinitas possibilidades. Alguns vídeos, com pouca duração, outros que precisam de maior atenção e concentração, mas todos despertam interesse.
            Quando pesquisamos em notícias, surgiram muitas referentes ao tema. As notícias extraídas de jornais, revistas e artigos eram  atualizados e com excelente conteúdo e linguagem clara e precisa. Algo que chamou atenção: “As relações interpessoais pedem cada vez mais a capacidade do ser humano de saber aceitar e gerir tudo aquilo que é diferente de nós: sejam pessoais, culturais, valores, opiniões e objetivos.” Eduardo Shinyashiki (consultor organizacional).
             Na notícia que se intitulava Educar e Ensinar (correio Várzea- Grandense), registra-se a função da escola e dos pais. É em casa que a criança forma a índole e toma conhecimento de regras que lubrificam as relações interpessoais e permite-lhe viver em sociedade. A escola ensina e os pais educam. A escola transmite regras, normas mas que nem sempre são aceitas pelos pais que muitas vezes divergem em opiniões e conceitos morais com os mestres.
            Pesquisar em diferentes ambientes na Internet, é uma experiência muito rica, para qualquer pessoa, pois dispomos de infinitas informações sobre qualquer assunto.
            Para os professores, nos dias atuais, é fundamental pois a pesquisa é uma forma de motivar os alunos e alunos incentivados, facilitam o trabalho do professor. O professor quando trabalha com pesquisa é um mediador, ele coordena o trabalho, motiva os alunos a pesquisarem individualmente ou em grupos e estes por sua vez, agem, mostram resultados das suas descobertas e socializam com os demais.

            Finalizando, temos a dizer que a pesquisa realizada valeu a pena, porque percebemos tamanhas possibilidades que temos para abordarmos um tema , para todos os segmentos de qualquer instituição.



            TEMA DA PESQUISA: CONSELHO DE CLASSE

 Rosimeri Zamboni
            Após as leituras realizadas ficaram registradas algumas ideias. O conselho de Classe é (ou deveria ser) um momento democrático de reflexão, em que uma equipe de profissionais discute acerca da aprendizagem dos alunos, desempenho dos professores e estratégias que podem ser utilizadas para melhorar tanto o trabalho do professor como o resultado que se quer alcançar na aprendizagem dos alunos.
            Para que isso ocorra é importante que o professor tenha um controle diário de cada aluno para lhe dar subsídios na hora do conselho de classe, para que a equipe possa traçar estratégias de melhoria para a escola, para a sala de aula em questão e o aluno em específico.
            Infelizmente não é isso que está ocorrendo na maioria das escolas, onde o Conselho de Classe limita-se a comentários e julgamentos sobre comportamentos, deixando-se de lado o essencial que é a aprendizagem significativa.
Sendo assim nada é solucionado, tudo fica na mesma.

Ao pesquisar em imagens encontrei vários tipos, mas na maioria delas pessoas reunidas ao redor de uma mesa. Algumas discutindo, outras com papeis escrevendo, outra imagem tinha uma pessoa em pé falando e os outros escutando. Também tinha algumas imagens com alunos junto a mesa com os professores. Encontrei ainda algumas charges engraçadas mas que retratam o que acontece no dia a dia das escolas, como essa abaixo.
           
Pesquisando os vídeos encontrei alguns interessantes, bem dentro do tema conselho de classe, mas ao clicar em notícias não tinha nada relacionado ao tema escolhido.

Gostei muito da experiência de pesquisa, foi bastante enriquecedora e encontrei muitos subsídios sobre o tema. Tanto as imagens como os vídeos e textos se complementam e enriquecem o nosso conhecimento, como também possibilitaram novas reflexões.

Tema da pesquisa:

Nutrição e Envelhecimento
Paula Freitas- Cruz Alta
Didática do Ensino Superior
Disciplina: TI 

Seguindo o passo a passo em todos os links que fui abrindo, apenas um tive esclarecimento sobre o assunto, pois o mesmo era artigo em PDF, sendo muito produtivo e esclarecedor sobre o assunto em diversos seguimentos do envelhecimento e não só apenas com relação à nutrição.
Nos demais, a maioria era links de congressos, ou não explanava o tema e outros só tópicos ou propaganda de clínicas especializadas.

Indicação de Videos


Em relação às notícias, nada específico com o tema escolhido, várias notícias sob obesidade e má alimentação da população em geral, mas nada diretamente com o envelhecimento.

Realmente pesquisar na internet requer precisão ao assunto escolhido, e após busca pelo que é sério e correto com relação ao tema escolhido, pois se você simplesmente ler e pegar tudo o que esta em primeira, com certeza muita coisa não tem embasamento científico. Então o melhor é buscar, ler e reler várias vezes o assunto, e de preferência artigos científicos, pois eles são mais confiáveis.


Obesidade Infantil
Ana Queli Florio Borges-Cruz Alta
Didática do Ensino Superior
Disciplina: TI


A atividade proposta foi de uma pesquisa em páginas da internet, assim fiz a escolha do tema Obesidade Infantil, segui os passos de orientação para pesquisa solicitada e relato que obtive a informação que a Organização Mundial de Saúde retrata a obesidade infantil como um problema epidêmico muito grave do século XXI, com vários índices comprovando pesquisas de uma doença que ocasiona várias co-morbidades, como principalmente doenças cardiovasculares, diabetes e problemas de desenvolvimento ósseo, sendo desencadeado por hábitos irregulares na alimentação, falta de atividades físicas, por fatores genéticos, entre outros


Indicação de Video.


Durante a seleção da Notícia relacionada ao tema que me propus a pesquisar, encontrei uma publicação comparativa da obesidade infantil entre o Brasil e os Estados Unidos, que além de trazer dados desta, também expôs as contribuições a esta moléstia. Durante as abordagens do tema “obesidade” a ONG através de exposição de filmes infantis, contribui com a difusão das criações audiovisuais nas escolas e conjuntamente a promoção de debates que vão além do tema abordado.
Considerações Finais
Fazer este trabalho foi diferente das pesquisas habitualmente realizadas, por se tratar de buscas de um só tema em vários locais diferenciados.
Como ponto negativo, encontrei dificuldade em visualizar os vídeos, talvez por problemas do provedor.
Positivamente posso ressaltar que pelo fato de consultar várias páginas on-line ampliou meu conhecimento em se tratando de redes virtuais, pois ao ler a atividade, aparentemente era um só fundamento, que ao ser desenvolvido apresentou várias linhas de pesquisa em diversos espaços.

04 de Setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário