Resenhas e Artigos



Novas  Tecnologias Aplicadas à Educação
Professora especialista: Nilva Michelon
Curso: Pós Graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar

Atividade à distância

Faça uma leitura dos artigos de Bento Duarte e Amanda Polato e escreva uma resenha destacando os pontos principais de cada autor em seguida conforme sua visão escreva os prós e os contras do uso das tecnologias em sala de aula.
 Indiara Peroni Paganella

            O texto “A tecnologia é uma Estratégia”, de bento Duarte da Silva, nos coloca a importância das tecnologias da informação e comunicação (TICs), como suporte para o desenvolvimento, formação e estruturação da sociedade.
            Bento afirma que “a era virtual traz o mundo para dentro da nossa casa” e realmente são enriquecedoras as possibilidades de buscarmos informações em lugares que muitas vezes estão longe de onde vivemos.
            Para Bento se faz necessário qualificar as pessoas, estruturar procedimentos, agilizar aprendizagens, caso contrário, as TICs não serão benéficas às aprendizagens, aos saberes.
            As instituições escolares precisam se renovar e nada melhor do que as tecnologias para que essas mudanças ocorram e iniciem com os princípios da PEDAGOGIA DIFERENCIADA em que o educando conduz as ações e atividades na escola, que seja capaz de organizar, associar, ampliar conhecimentos, aprofundando seus estudos.
            Pensando na renovação pedagógica na escola, muitas ações se fazem necessárias para o êxito do trabalho com novas tecnologias como, por exemplo: formação para os docentes e contratação de pessoas tecnicamente qualificadas para dar suporte, trabalhos com projetos interdisciplinares, instalação de laboratórios próprios, com materiais e equipamentos avançados, tudo isto com a intenção de pensar e fazer uma releitura do processo ensino-aprendizagem tendo, então, a tecnologia para mediar.
            No texto, “Um guia sobre o  uso de tecnologias em sala de aula”, Amanda Polato destaca a importância de utilizarmos a tecnologia na escola como ferramenta pedagógica a fim de proporcionar aprendizagens aos alunos. Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes (e não o objeto da aprendizagem), as tecnologias, devem ser incluídas na rotina para a realização de pesquisas na Internet, para o desenvolvimento de projetos, uso de jogos que tenham como tema algum contudo que esteja sendo explorado no momento, elaboração de cartazes, seleção de fotos para a realização de um trabalho, enfim, desenvolver habilidades através da tecnologia para “atuar no mundo de hoje”.
            Amanda Polato, apresenta em seu artigo, nove dicas para usar bem a tecnologia e algo imprescindível nesta sua colocação é o conhecimento e o planejamento por parte do professor.
            Fazendo uma séria reflexão sobre estes dois artigos, chegamos a conclusão de que nós educadores, precisamos com muita responsabilidade, acompanhar essas tendências e compreender que se não levarmos as tecnologias (Internet, redes sociais...) aos nossos alunos, seremos nós que ficaremos distantes da educação. Temos que estar “antenados” nos acontecimentos, nas TICs e utilizá-las nas aulas a favor da construção do conhecimento.
O professor precisa dominar o uso da tecnologia pois  é uma ferramenta, um recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades, que ampliam os conhecimentos de forma agradável, tanto individual quanto coletivo.
            Alguns pontos que consideramos importantes com relação ao uso das tecnologias na escola são:
-interação virtual com pessoas distantes;
-oferecem subsídios pedagógicos;
- influenciam na aprendizagem dos alunos;
- melhora a relação professor/aluno, porque o aluno tem interesse ao uso da tecnologia.
-oportuniza aos alunos a reflexão de acontecimentos e dados importantes da sociedade.
-desenvolve a criatividade de ambos;
-professores e alunos, buscam juntos soluções para os problemas;
-criam blogs, mostram projetos, expõem trabalhos realizados;
-participam de fóruns de debate, videoconferências...
-compartilham experiências, etc.
            Cabe ao professor buscar desenvolver a criatividade de seus alunos e a sua própria criatividade, através de projetos e atividades interessantes, despertando nos alunos o prazer de aprenderem através das tecnologias de informação e comunicação, mas precisam também ter a vivência de se relacionarem além das mesmas, para que não sejam dependentes de redes sociais.
            Finalizando, ressaltamos a importância que a escola tem de se preocupar em integrar a tecnologia à aprendizagem, mas não sendo escravo da mesma e fazendo do computador um componente rotineiro para os alunos.



 ROSEMERI ZAMBONI
Neste texto o autor Bento Duarte fala sobre como as tecnologias vêm cada dia invadindo mais espaços, melhorando rapidamente o que já existia e promovendo novas formas de se repassar o saber e a aprendizagem; sendo um processo cumulativo que permite reformular novos saberes e evoluir constantemente esses saberes.
O autor ainda comenta sobre a rapidez e a facilidade com que conseguimos informações através da internet, além de nos permitir conversações, trocas de informações, compras, vendas, e várias outras possibilidades. Porém, segundo o autor, se não existirem pessoas competentes e qualificadas, toda essa tecnologia não tem valia. É preciso ter um planejamento, ter estratégia para que esse trabalho com o uso das tecnologias traga bons resultados.
Segundo o autor a escola precisa renovar-se pois vivemos numa sociedade onde as coisas mudam muito rápido e a escola tem mudado muito pouco,  e as tecnologias são uma ferramenta  importante para atingirmos esse novo modelo de escola que a sociedade requer.
Contudo, somente a tecnologia em sala de aula não basta para uma transformação na educação e na escola, mas a escola precisa saber interagir com essa tecnologia, passando  um conhecimento reflexivo para que o aluno seja capaz de estabelecer relações e construir o conhecimento. Mas isso não se consegue com imediatismo, é necessário muita paciência para aprender, pensar e utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem com propósito.
Para o autor as condições para integrar as tecnologias na escola, são três: integração ao projeto curricular, direcionar para um mesmo foco o conhecimento pedagógico e o pensamento do professor, além de inserir uma política de renovação pedagógica na escola.
O autor ainda conclui: As TIC não são apenas instrumentos para comunicar conteúdos, mas elas interagem com a estrutura cognitiva, a escola tem a oportunidade de passar da memorização e transmissão de conhecimento, para a construção da aprendizagem, mas o debate sobre tecnologias na escola é necessário, o que não vem acontecendo.
            A autora Amanda Polato, inicia o texto 2 falando que a cada dia está mais difícil imaginar a vida sem as tecnologias: celulares, e-mails, mensagens instantâneas, computadores etc....e faz um questionamento sobre os sentimentos que mais combinam com cada um de nós: se a expectativa pela chegada de novos recursos ou o temor que esses recursos tomem o nosso lugar? Desconfiança pelo potencial prometido, ou sensação de impotência por não saber utilizá-los? Segundo a autora por ser relativamente nova a relação entre tecnologia e escola, ela ainda é bastante confusa, e aponta dois pontos principais que devem ser levados em conta para pôr ordem no trabalho com o uso das tecnologias: quando usar a tecnologia em sala de aula? E como utilizar esses novos recursos? Para o primeiro ponto citado, só se leva a tecnologia para a aula com um propósito, se ela estiver a serviço dos conteúdos se for colaborar para trabalhar os conteúdos de forma eficaz.
            De acordo com o texto para utilizar a tecnologia da melhor forma possível, o melhor é começar investigando como essa ferramenta pode ajudar a melhorar o trabalho em sala de aula, e apoiar-se nas experiências bem sucedidas de colegas, além de familiarizar-se com o básico do computador e da internet.

            Ao ler os dois textos percebe-se que realmente a escola precisa mudar para acompanhar as grandes e rápidas mudanças da atual sociedade, porém as tecnologias não garantem isso, por si só, precisamos acima de tudo de uma reflexão sobre a importância real das tecnologias e sua função na sala de aula para que ela realmente elas tragam uma verdadeira mudança, não só mudar  a “cara” das aulas mas os seus resultados, que devem ser não apenas passar informações mas levar o aluno a construir conhecimento e desenvolver competências e habilidades que lhes garantirão sucesso.

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