Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Professora especialista: Nilva
Michelon
Curso: Pós Graduação em
Orientação Educacional e Supervisão Escolar
Atividade à distância
Faça uma leitura dos artigos de
Bento Duarte e Amanda Polato e escreva uma resenha destacando os pontos
principais de cada autor em seguida conforme sua visão escreva os prós e os
contras do uso das tecnologias em sala de aula.
Indiara Peroni Paganella
O
texto “A tecnologia é uma Estratégia”, de bento Duarte da Silva, nos coloca a
importância das tecnologias da informação e comunicação (TICs), como suporte
para o desenvolvimento, formação e estruturação da sociedade.
Bento
afirma que “a era virtual traz o mundo para dentro da nossa casa” e realmente
são enriquecedoras as possibilidades de buscarmos informações em lugares que
muitas vezes estão longe de onde vivemos.
Para
Bento se faz necessário qualificar as pessoas, estruturar procedimentos,
agilizar aprendizagens, caso contrário, as TICs não serão benéficas às aprendizagens,
aos saberes.
As
instituições escolares precisam se renovar e nada melhor do que as tecnologias
para que essas mudanças ocorram e iniciem com os princípios da PEDAGOGIA
DIFERENCIADA em que o educando conduz as ações e atividades na escola, que seja
capaz de organizar, associar, ampliar conhecimentos, aprofundando seus estudos.
Pensando
na renovação pedagógica na escola, muitas ações se fazem necessárias para o
êxito do trabalho com novas tecnologias como, por exemplo: formação para os
docentes e contratação de pessoas tecnicamente qualificadas para dar suporte,
trabalhos com projetos interdisciplinares, instalação de laboratórios próprios,
com materiais e equipamentos avançados, tudo isto com a intenção de pensar e
fazer uma releitura do processo ensino-aprendizagem tendo, então, a tecnologia
para mediar.
No
texto, “Um guia sobre o uso de
tecnologias em sala de aula”, Amanda Polato destaca a importância de
utilizarmos a tecnologia na escola como ferramenta pedagógica a fim de
proporcionar aprendizagens aos alunos. Por ser uma ferramenta para ajudar na
ampliação dos saberes (e não o objeto da aprendizagem), as tecnologias, devem
ser incluídas na rotina para a realização de pesquisas na Internet, para o
desenvolvimento de projetos, uso de jogos que tenham como tema algum contudo
que esteja sendo explorado no momento, elaboração de cartazes, seleção de fotos
para a realização de um trabalho, enfim, desenvolver habilidades através da
tecnologia para “atuar no mundo de hoje”.
Amanda
Polato, apresenta em seu artigo, nove dicas para usar bem a tecnologia e algo
imprescindível nesta sua colocação é o conhecimento e o planejamento por parte
do professor.
Fazendo
uma séria reflexão sobre estes dois artigos, chegamos a conclusão de que nós
educadores, precisamos com muita responsabilidade, acompanhar essas tendências
e compreender que se não levarmos as tecnologias (Internet, redes sociais...)
aos nossos alunos, seremos nós que ficaremos distantes da educação. Temos que
estar “antenados” nos acontecimentos, nas TICs e utilizá-las nas aulas a favor
da construção do conhecimento.
O professor precisa dominar o uso
da tecnologia pois é uma ferramenta, um
recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades, que ampliam os
conhecimentos de forma agradável, tanto individual quanto coletivo.
Alguns
pontos que consideramos importantes com relação ao uso das tecnologias na
escola são:
-interação virtual com pessoas
distantes;
-oferecem subsídios pedagógicos;
- influenciam na aprendizagem dos
alunos;
- melhora a relação
professor/aluno, porque o aluno tem interesse ao uso da tecnologia.
-oportuniza aos alunos a reflexão
de acontecimentos e dados importantes da sociedade.
-desenvolve a criatividade de
ambos;
-professores e alunos, buscam
juntos soluções para os problemas;
-criam blogs, mostram projetos,
expõem trabalhos realizados;
-participam de fóruns de debate,
videoconferências...
-compartilham experiências, etc.
Cabe
ao professor buscar desenvolver a criatividade de seus alunos e a sua própria
criatividade, através de projetos e atividades interessantes, despertando nos
alunos o prazer de aprenderem através das tecnologias de informação e comunicação,
mas precisam também ter a vivência de se relacionarem além das mesmas, para que
não sejam dependentes de redes sociais.
Finalizando,
ressaltamos a importância que a escola tem de se preocupar em integrar a
tecnologia à aprendizagem, mas não sendo escravo da mesma e fazendo do
computador um componente rotineiro para os alunos.
ROSEMERI
ZAMBONI
Neste texto o autor Bento
Duarte fala sobre como as tecnologias vêm cada dia invadindo mais espaços,
melhorando rapidamente o que já existia e promovendo novas formas de se
repassar o saber e a aprendizagem; sendo um processo cumulativo que permite
reformular novos saberes e evoluir constantemente esses saberes.
O autor ainda comenta sobre
a rapidez e a facilidade com que conseguimos informações através da internet,
além de nos permitir conversações, trocas de informações, compras, vendas, e
várias outras possibilidades. Porém, segundo o autor, se não existirem pessoas
competentes e qualificadas, toda essa tecnologia não tem valia. É preciso ter
um planejamento, ter estratégia para que esse trabalho com o uso das
tecnologias traga bons resultados.
Segundo o autor a escola precisa
renovar-se pois vivemos numa sociedade onde as coisas mudam muito rápido e a
escola tem mudado muito pouco, e as
tecnologias são uma ferramenta
importante para atingirmos esse novo modelo de escola que a sociedade
requer.
Contudo, somente a tecnologia
em sala de aula não basta para uma transformação na educação e na escola, mas a
escola precisa saber interagir com essa tecnologia, passando um conhecimento reflexivo para que o aluno
seja capaz de estabelecer relações e construir o conhecimento. Mas isso não se
consegue com imediatismo, é necessário muita paciência para aprender, pensar e
utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem com propósito.
Para o autor as condições
para integrar as tecnologias na escola, são três: integração ao projeto
curricular, direcionar para um mesmo foco o conhecimento pedagógico e o
pensamento do professor, além de inserir uma política de renovação pedagógica
na escola.
O autor ainda conclui: As
TIC não são apenas instrumentos para comunicar conteúdos, mas elas interagem
com a estrutura cognitiva, a escola tem a oportunidade de passar da memorização
e transmissão de conhecimento, para a construção da aprendizagem, mas o debate
sobre tecnologias na escola é necessário, o que não vem acontecendo.
A
autora Amanda Polato, inicia o texto 2 falando que a cada dia está mais difícil
imaginar a vida sem as tecnologias: celulares, e-mails, mensagens instantâneas,
computadores etc....e faz um questionamento sobre os sentimentos que mais
combinam com cada um de nós: se a expectativa pela chegada de novos recursos ou
o temor que esses recursos tomem o nosso lugar? Desconfiança pelo potencial
prometido, ou sensação de impotência por não saber utilizá-los? Segundo a
autora por ser relativamente nova a relação entre tecnologia e escola, ela
ainda é bastante confusa, e aponta dois pontos principais que devem ser levados
em conta para pôr ordem no trabalho com o uso das tecnologias: quando usar a
tecnologia em sala de aula? E como utilizar esses novos recursos? Para o
primeiro ponto citado, só se leva a tecnologia para a aula com um propósito, se
ela estiver a serviço dos conteúdos se for colaborar para trabalhar os
conteúdos de forma eficaz.
De
acordo com o texto para utilizar a tecnologia da melhor forma possível, o
melhor é começar investigando como essa ferramenta pode ajudar a melhorar o
trabalho em sala de aula, e apoiar-se nas experiências bem sucedidas de
colegas, além de familiarizar-se com o básico do computador e da internet.
Ao
ler os dois textos percebe-se que realmente a escola precisa mudar para
acompanhar as grandes e rápidas mudanças da atual sociedade, porém as
tecnologias não garantem isso, por si só, precisamos acima de tudo de uma
reflexão sobre a importância real das tecnologias e sua função na sala de aula
para que ela realmente elas tragam uma verdadeira mudança, não só mudar a “cara” das aulas mas os seus resultados, que
devem ser não apenas passar informações mas levar o aluno a construir
conhecimento e desenvolver competências e habilidades que lhes garantirão
sucesso.
Bacana. Parabéns garotas!
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