Reflexão 1
Mudando Paradigmas na Educação
RCA -Animate
Assista o vídeo e
vamos pensar em Pressupostos na Orientação educacional de uma escola
·
Etimologicamente falando pré significa antes, suposto - suposição,
hipótese e conforme o dicionário on line de português http://www.dicio.com.br/suposto/
· PRESSUPOSTO
SIGNIFICA:
· adj.
Pronuncia-se: /pressupôsto/. Aquilo que se pode pressupor; presumido.
· s.m. O que
se pode supor de modo antecipado; pressuposição. O que se pretende alcançar,
buscar; meta, objetivo etc. Plano que se faz para desenvolver alguma coisa;
projeto. Desculpa ou razão dada para disfarçar o real motivo de um
comportamento ou omissão; desculpa, pretexto.
· Jurídico.
Circunstância ou fato classificado como um antecedente fundamental de outro.
Assim, como podemos definir alguns pressupostos na
orientação educacional contemporânea?
Contribuição das alunas:
Contribuição das alunas:
PRESSUPOSTOS NA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Como podemos definir alguns
pressupostos na Orientação Educacional Contemporânea?
- Primeiramente o Orientador
Educacional precisa ter seu espaço físico para trabalhar.
- Investigar a realidade,
percebendo que no processo ensino-aprendizagem inúmeras relações estão em
jogo ( professor X aluno; aluno X
conhecimento; aluno X aluno; professor X professor; orientador X
supervisor entre outras).
- Elaborar um plano de ação, com atividades
bem definidas, para desenvolver paralela e concomitantemente ao processo
ensino-aprendizagem.
- Diagnosticar problemas
individuais e nos grupos e fazer intervenções.
- Estabelecer metas para serem alcançadas
durante o bimestre, trimestre e semestre.
- Auxiliar os professores, tanto em grupo
quanto individualmente, a buscar métodos e alternativas de ação e fazer
com que estes reflitam o por quê e o para quê da sua prática pedagógica.
- Possuir livros, materiais e
objetos diversificados, pensando desde a Educação Infantil até o Ensino
Médio, sendo estes uma alternativa para desenvolver atividades específicas
de orientação.
- Participar de conselhos de classe
junto aos professores, alunos e equipe diretiva, como forma de manter uma
unidade de ação e ter uma visão ampla sobre cada turma.
- Observar recreios, interagindo
com os educandos, fazendo valer regras
e normas de convivência e prestar atenção para o fato de precisar
fazer alguma intervenção que se faça necessária.
- Vincular a escola com a família e
a comunidade.
- Assistir ao aluno, de forma
individual ou em grupo, para seu bom desempenho dentro e fora da escola.
- Orientar os jovens na escolha de
sua profissão e orientar para o trabalho.
- Paciência, serenidade e mansidão
de coração.
Indiara Peroni Paganella
Marilene Benedet
Marilene Benedet
Em nosso ponto
de vista, penso que Orientador Educacional precisa se envolver na escola, agir
e liderar em cooperação com supervisores, professores, alunos, pais e com a
equipe diretiva. O orientador deverá cooperar com:
- o supervisor - no planejamento curricular.
- o professor
- no planejamento de seus
programas de ensino, na definição de objetivos, nas técnicas pedagógicas.
- a equipe diretiva – participando da elaboração do
Plano Político Pedagógico e da
sua implementação, com vistas a
desenvolver projetos sobre relações interpessoais, integração escolar e
social e outros que se façam necessários a partir de observações.
- o aluno –
atender solicitações relativas à superação de dificuldades nas atividades
de estudo e comportamento.
- as famílias –
questioná-las e orientá-las quando necessário, propondo alternativas
coerentes às mudanças exigidas para atender às necessidades dos filhos (
alunos ).
Dilce Maria
de Ross Marchioretto
Renato Rufino
da Costa
Reflexão 2
Vamos pensar no termo CONCEITO
Para Fernando Pessoa:
“ Tudo em nós está em nosso conceito do mundo; modificar o
nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós, isto é, é modificar o
mundo, pois ele nunca será, para nós, senão o que é para nós..”
-- Fernando Pessoa
Para o dicionário http://www.priberam.pt/dlpo/
conceito
s. m.1. Mente (considerada como sede das concepções).2.
Opinião, ideia, juízo (que se faz de alguém ou de alguma coisa).3. Dito
engenhoso.4. Reputação (usado com os adjectivos bom ou mau).5. Expressão
sintética; síntese.6. Moralidade (de uma fábula, dum conto, etc.).7. Parte
final e elucidativa de uma charada.
Atividade 1- Conceitue o desenho acima:
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Atividade 2
Qual o conceito de Orientação Educacional que você tem hoje?
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PAI E MÃE - ACORDEMOS ENQUANTO
TEMOS TEMPO...
LEIAM ESSE TEXTO COM MUITA
ATENÇAO!!!!
...Era quarta-feira, 8:00 hs.
Cheguei a tempo na escola do meu filho –“Não se esqueçam de vir à reunião de
amanhã, é obrigatória” – Foi o que a professora tinha dito no dia anterior.
-“Que é o que essa professora pensa!
Acha que podemos dispor facilmente do tempo que ela diz? Se ela soubesse quanto
era importante a reunião que eu tinha as 8:30!” Dela dependia uma boa negociação
e... tive que cancela-la!
Lá estávamos nós, mães e pais, e
a professora.
Começou a tempo, agradeceu nossa
presença e começou a falar. Não lembro o que ela dizia, minha mente estava
pensando em como iria resolver esse negócio tão importante, já me imaginava
comprando aquela televisão nova, com o dinheiro.
“João Rodrigues!” – escutei ao
longe – “Não está o pai de João?” – diz a professora.
“Sim, eu estou aqui” – contestei
indo para receber o boletim escolar do meu filho.
Voltei pro meu lugar e disse ao
abrir o boletim.... –“Para isso foi que eu vim???? Que é isso???” O boletim
estava cheio de seis e setes. Guardei rapidamente, para que ninguém pudesse ver
como tinha se saído meu filho.
De volta para casa, aumentava
ainda mais minha raiva, cada vez que pensava:
“Mas, se eu dou tudo para ele,
não tem faltando nada!
Agora ele vai ver!” Cheguei,
entrei a casa, fechei a porta de uma batida e gritei: “Vem aqui, João!”
João estava no quintal, correu
para abraçar-me. –“Papai!”
– “Nada de papai!” o afastei de
mim, tirei o meu cinturão e não lembro quantas vezes bati ao mesmo tempo em que
falava o que pensava dele.
– “Agora vai para o teu quarto!”
João foi chorando, sua face estava
vermelha e a sua boca tremia.
Minha esposa não falou nada, só
mexeu a cabeça num gesto de negação e entrou na cozinha.
Quando fui para cama, já mais
tranquilo, minha esposa me entregou o boletim do João, que tinha ficado dentro
do meu casaco, e disse:
- “Leia devagar e depois pense numa
decisão...”
Bem no começo estava escrito:
BOLETIM DO PAPAI.
Pelo tempo que teu pai dedica a
conversar contigo antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica
para brincar contigo: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para
te ajuda com as tarefas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica par
te levar de passeio com a família: 7
Pelo tempo que teu pai dedica
para te ler um livro antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica
para te abraçar e te beijar: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para
assistir televisão contigo: 7
Pelo tempo que teu pai dedica
para escutar tuas dúvidas ou problemas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica
para te ensinar coisas: 7
Média: 6,22
As crianças tinham qualificado os
seus pais. O meu deu para mim 6 e 7 (sinceramente eu tinha merecido 5 ou menos)
Me levantei e corri para o quarto
dele, o abracei e chorei.
Queria poder voltar no tempo...
mas isso não é possível.
João abriu os olhos, ainda com os
olhos inchados pelas lagrimas, sorriu, me abraçou e disse:
- “Eu te amo papai!” Fechou os
olhos e dormiu.
Acordemos pais!!! Aprendamos a
dar o valor certo aquilo que é mais importante em relação aos nossos filhos, já
que disso depende o sucesso ou fracasso na suas vidas.
Já pensou qual seria a 'nota' que
seu filho daria para você hoje.
Autor desconhecido.
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