Reflexões

Reflexão 1

Mudando Paradigmas na Educação 
RCA -Animate


Assista o  vídeo e vamos pensar em Pressupostos  na  Orientação educacional de uma escola
·         Etimologicamente falando pré significa antes, suposto - suposição, hipótese e conforme o dicionário on line de português http://www.dicio.com.br/suposto/
·         PRESSUPOSTO SIGNIFICA:
·         adj. Pronuncia-se: /pressupôsto/. Aquilo que se pode pressupor; presumido.
·         s.m. O que se pode supor de modo antecipado; pressuposição. O que se pretende alcançar, buscar; meta, objetivo etc. Plano que se faz para desenvolver alguma coisa; projeto. Desculpa ou razão dada para disfarçar o real motivo de um comportamento ou omissão; desculpa, pretexto.
·         Jurídico. Circunstância ou fato classificado como um antecedente fundamental de outro.
Assim, como podemos definir alguns pressupostos na orientação educacional contemporânea?

Contribuição das alunas:


PRESSUPOSTOS NA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

            Como podemos definir alguns pressupostos na Orientação Educacional Contemporânea?


  • Primeiramente o Orientador Educacional precisa ter seu espaço físico para trabalhar.
  • Investigar a realidade, percebendo que no processo ensino-aprendizagem inúmeras relações estão em jogo  ( professor X aluno; aluno X conhecimento; aluno X aluno; professor X professor; orientador X supervisor entre outras).
  •  Elaborar um plano de ação, com atividades bem definidas, para desenvolver paralela e concomitantemente ao processo ensino-aprendizagem.
  • Diagnosticar problemas individuais e nos grupos e fazer intervenções.
  •  Estabelecer metas para serem alcançadas durante o bimestre, trimestre e semestre.
  •  Auxiliar os professores, tanto em grupo quanto individualmente, a buscar métodos e alternativas de ação e fazer com que estes reflitam o por quê e o para quê da sua prática pedagógica.
  • Possuir livros, materiais e objetos diversificados, pensando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sendo estes uma alternativa para desenvolver atividades específicas de orientação.
  • Participar de conselhos de classe junto aos professores, alunos e equipe diretiva, como forma de manter uma unidade de ação e ter uma visão ampla sobre cada turma.
  • Observar recreios, interagindo com os educandos, fazendo valer regras  e normas de convivência e prestar atenção para o fato de precisar fazer alguma intervenção que se faça necessária.
  • Vincular a escola com a família e a comunidade.
  • Assistir ao aluno, de forma individual ou em grupo, para seu bom desempenho dentro e fora da escola.
  • Orientar os jovens na escolha de sua profissão e orientar para o trabalho.
  • Paciência, serenidade e mansidão de coração.

  Indiara Peroni Paganella 
  Marilene Benedet


Em nosso ponto de vista, penso que Orientador Educacional precisa se envolver na escola, agir e liderar em cooperação com supervisores, professores, alunos, pais e com a equipe diretiva. O orientador deverá cooperar com:
  • o supervisor - no planejamento curricular.
  • o professor  -  no planejamento de seus programas de ensino, na definição de objetivos, nas técnicas pedagógicas.
  • a equipe diretiva – participando da elaboração do Plano  Político Pedagógico e da sua  implementação, com vistas a desenvolver projetos sobre relações interpessoais, integração escolar e social e outros que se façam necessários a partir de observações.
  •  o aluno – atender solicitações relativas à superação de dificuldades nas atividades de estudo e comportamento.
  •  as famílias – questioná-las e orientá-las quando necessário, propondo alternativas coerentes às mudanças exigidas para atender às necessidades dos filhos ( alunos ).
           

Dilce Maria de Ross Marchioretto

Renato Rufino da Costa





Reflexão 2




Vamos pensar no termo CONCEITO
Para  Fernando Pessoa:
“ Tudo em nós está em nosso conceito do mundo; modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós, isto é, é modificar o mundo, pois ele nunca será, para nós, senão o que é para nós..”
-- Fernando Pessoa
Para o dicionário http://www.priberam.pt/dlpo/
conceito
s. m.1. Mente (considerada como sede das concepções).2. Opinião, ideia, juízo (que se faz de alguém ou de alguma coisa).3. Dito engenhoso.4. Reputação (usado com os adjectivos bom ou mau).5. Expressão sintética; síntese.6. Moralidade (de uma fábula, dum conto, etc.).7. Parte final e elucidativa de uma charada.


Atividade 1- Conceitue o desenho acima:
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Atividade 2
Qual o conceito de Orientação Educacional que você tem hoje?
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Uma reflexão para ser usada com os Pais!

PAI E MÃE - ACORDEMOS ENQUANTO TEMOS TEMPO...
LEIAM ESSE TEXTO COM MUITA ATENÇAO!!!!
...Era quarta-feira, 8:00 hs. Cheguei a tempo na escola do meu filho –“Não se esqueçam de vir à reunião de amanhã, é obrigatória” – Foi o que a professora tinha dito no dia anterior.
-“Que é o que essa professora pensa! Acha que podemos dispor facilmente do tempo que ela diz? Se ela soubesse quanto era importante a reunião que eu tinha as 8:30!” Dela dependia uma boa negociação e... tive que cancela-la!
Lá estávamos nós, mães e pais, e a professora.
Começou a tempo, agradeceu nossa presença e começou a falar. Não lembro o que ela dizia, minha mente estava pensando em como iria resolver esse negócio tão importante, já me imaginava comprando aquela televisão nova, com o dinheiro.
“João Rodrigues!” – escutei ao longe – “Não está o pai de João?” – diz a professora.
“Sim, eu estou aqui” – contestei indo para receber o boletim escolar do meu filho.
Voltei pro meu lugar e disse ao abrir o boletim.... –“Para isso foi que eu vim???? Que é isso???” O boletim estava cheio de seis e setes. Guardei rapidamente, para que ninguém pudesse ver como tinha se saído meu filho.
De volta para casa, aumentava ainda mais minha raiva, cada vez que pensava:
“Mas, se eu dou tudo para ele, não tem faltando nada!
Agora ele vai ver!” Cheguei, entrei a casa, fechei a porta de uma batida e gritei: “Vem aqui, João!”
João estava no quintal, correu para abraçar-me. –“Papai!”
– “Nada de papai!” o afastei de mim, tirei o meu cinturão e não lembro quantas vezes bati ao mesmo tempo em que falava o que pensava dele.
– “Agora vai para o teu quarto!”
João foi chorando, sua face estava vermelha e a sua boca tremia.
Minha esposa não falou nada, só mexeu a cabeça num gesto de negação e entrou na cozinha.
Quando fui para cama, já mais tranquilo, minha esposa me entregou o boletim do João, que tinha ficado dentro do meu casaco, e disse:
- “Leia devagar e depois pense numa decisão...”
Bem no começo estava escrito: BOLETIM DO PAPAI.
Pelo tempo que teu pai dedica a conversar contigo antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para brincar contigo: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te ajuda com as tarefas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica par te levar de passeio com a família: 7
Pelo tempo que teu pai dedica para te ler um livro antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te abraçar e te beijar: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para assistir televisão contigo: 7
Pelo tempo que teu pai dedica para escutar tuas dúvidas ou problemas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te ensinar coisas: 7
Média: 6,22
As crianças tinham qualificado os seus pais. O meu deu para mim 6 e 7 (sinceramente eu tinha merecido 5 ou menos)
Me levantei e corri para o quarto dele, o abracei e chorei.
Queria poder voltar no tempo... mas isso não é possível.
João abriu os olhos, ainda com os olhos inchados pelas lagrimas, sorriu, me abraçou e disse:
- “Eu te amo papai!” Fechou os olhos e dormiu.
Acordemos pais!!! Aprendamos a dar o valor certo aquilo que é mais importante em relação aos nossos filhos, já que disso depende o sucesso ou fracasso na suas vidas.
Já pensou qual seria a 'nota' que seu filho daria para você hoje.

Autor desconhecido.

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